O projeto

O projeto EmPodera! tem como objetivo realizar ações de formação, produção e difusão artística com a temática do empoderamento feminino, realizado pelo Instituto Ideia Coletiva e apoiadoras. Em 2023, acontece em Pouso Alegre e Betim, Minas Gerais, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo SADA.
Em Pouso Alegre estão previstas ações em junho e em Betim, previstas ações em setembro:
- oficina de arte e autoconhecimento
- oficina de fotografia para mulheres
- oficina de percepção corporal
- cineclube
- exposição fotográfica
- apresentações

Histórico: o EmPodera! nasceu em 2016 com a realização de uma sessão de curtas-metragens, durante a programação da Mostra da Diversidade Sexual de Campinas. Em 2017, realizou efetivamente sua 1ª edição, através do ProAC Edital de Artes Integradas, com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, realizando diversas atividades gratuitas, como oficinas de fotografia e dança, sessões de curtas-metragens seguidas de debate, encontros e evento de encerramento com apresentação de dança. 
Em 2018 realizou a 2ª edição com oficina de fotografia e yoga, com apoio da ONG Direito de Ser, que atende gratuitamente jovens da região do bairro São Marcos. Em 2021 realizou de forma virtual oficinas de fotografia com celular, arte e autoconhecimento, customização e percepção corporal (yoga), workshop de elaboração de projetos culturais e mostra de encerramento, com a criação de um livro com fotos, textos e desenhos das participantes, além da seleção de 2 apresentações artísticas em vídeo, edital Ações em Rede, do Município de Campinas, através e recursos da Lei Aldir Blanc. 
A 3ª edição aconteceu em 2021 através do ProAC Editais, com oficinas de arte, autoconhecimento e literatura e oficinas de prosa, afeto e literatura, contações de histórias em vídeo por Fernanda Jannuzzelli, uma edição do Sarau da Dalva com escritoras convidadas e doação de livros escritos por mulheres para instituições da cidade.
Em 2022 aconteceu a 4ª edição, com a participação na 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras, promovida pela Prefeitura de Campinas, realizada em março, na Estação Cultura. Em março também realizou uma sessão de curtas-metragens no Museu da Imagem e do Som em Campinas, com exibição de filmes com temática relacionada ao empoderamento feminino, em parceria com o projeto Ponto Ideia, realizado via ProAC Edital. 

Equipe e parcerias:

Kora Prince
Graduada em Comunicação Social, Rádio e TV pela UNESP, pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP, e Licenciatura em Artes, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, atua como produtora e coordenadora de projetos culturais, com a elaboração e execução de projetos, arte-educação nas áreas de audiovisual e artes visuais. 

Izabel Magnani 
Possui bacharel e licenciatura em Educação Artística (Unicamp) e pós-graduação lato sensu em Arteterapia (NAPE/FAVI). Atua como artista visual, arteterapeuta e arte-educadora. Em 2019, iniciou grupos de arteterapia para mulheres e atendimentos particulares. De 2009 a 2016, ministrou diversas oficinas culturais para crianças e jovens, em cidades do interior paulista por meio de projetos de incentivos fiscais, como Contos e Caraminholas (incentivo à leitura, via ProAC). 

Cintia Antunes
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Metrocamp Veris IBTA, é designer e fotógrafa, realiza trabalhos que resgatam a identidade feminina, autoestima e sensação de auto pertencimento através das lentes fotográficas, em ensaios e projetos culturais.

Gabi Perissinotto
Artista visual, bailarina e produtora audiovisual. Atuante desde 2004, é co-fundadora da GAMA Produção Visual. Produz a série "Mulheres Prováveis", de ilustrações digitais hiper realistas. É co-idealizadora do projeto audiovisual Música no Quintal, e do Coletivo Paredeiras, de artistas mulheres com temas relacionados ao feminino. Artista da dança há 22 anos, aplica na dança contemporânea seu estudo do movimento. Desde 2019 dedica-se também ao estudo e produção de videodanças como forma de unificar suas habilidades.

Roberto Limberger: Mestre pela UNICAMP, cursa Especialização em Gestão Cultural, no SENAC. Atua com projetos culturais nas áreas de audiovisual, artes visuais, teatro e literatura. Idealizador da Mostra da Diversidade Sexual de Campinas, coordena os projetos Curta Jovem e Audiovisual para Jovens, entre outros.

Instituto Ideia Coletiva: OSCIP que realiza e apoia diversos projetos e eventos culturais, de formação, difusão e produção em diversas áreas artísticas, como o MoDive-se – Mostra da Diversidade Sexual de Campinas, Photomarket Campinas, Mostra Curta Audiovisual de Campinas, entre outros.